A assistência técnica judicial é um serviço prestado por profissionais especializados em determinadas áreas do conhecimento, com o objetivo de auxiliar os advogados e os juízes na análise de questões técnicas e científicas envolvidas em um processo judicial.
O Escritório de perícias pode ser prestada em diversas áreas, tais como informática, grafotécnica, documentos, áudio e vídeos, odontologia, entre outras. Além dessas, é possível atuar em prestações de serviços de consultoria pericial, elaboração de quesitos e pareceres técnicos. 
Os serviços de assistência técnica judicial podem ser contratados pelas partes envolvidas em um processo judicial, como advogados, empresas, governos, entre outros.
A assistência técnica judicial pode contribuir para a análise de questões técnicas e científicas envolvidas em um processo, fornecendo informações e análises técnicas que podem ser importantes para a tomada de decisões judiciais.
Os critérios para a escolha de um assistente técnico incluem a formação e a experiência na área de atuação, a capacidade de comunicação e expressão oral e escrita, a ética e a imparcialidade na elaboração de pareceres técnicos, entre outros.
O custo de uma perícia judicial pode variar bastante dependendo do tipo de processo, da complexidade do caso, da expertise do perito e de outros fatores. Em alguns processos são cobrados por hora trabalhada, enquanto outros cobram um valor fixo pelo laudo pericial. O valor pode ser definido pelo juiz responsável pelo processo, ou pode ser negociado pelas partes envolvidas no caso.